quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Câmara Municipal: Vereadores discutem projeto que fixará taxa de iluminação pública

O projeto foi encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores pelo prefeito Richardson Xavier com a proposta de criar no município a contribuição para Custeio de iluminação pública – CIP. De acordo com o chefe do executivo o projeto foi elaborado de modo a garantir que todos os contribuintes possam financiar o serviço essencial de maneira igualitária, de acordo com o consumo mensal de cada um.

De acordo com o artigo 5° do projeto o valor da cobrança será referente a 10% do valor total da conta mensal do consumidor que atingir os 30kw. Quanto aos imóveis não edificados, o valor cobrado será de R$ 60,00 (sessenta reais) por ano.  

Ao ser colocado em votação na sessão ordinária da última sexta-feira (29) o projeto do executivo foi classificado pelo vereador Edilson Junior com uma proposta inviável se for levado em consideração que o consumidor além de pagar sua conta mensal ainda terá que desembolsar mais 10% para o município.

Ao contrario da opinião do vereador Junior que se colou contrario a proposta do executivo, o vereador Inácio Garapa se mostrou favorável ao projeto uma vez que a contribuição dos consumidores será retribuída em beneficio a própria população.

Entrando no debate o vereador Hélio também fez sua colocação sobre a CIP alegando que seria injusto que o valor da cobrança das residências seja a mesma cobrada em relação aos estabelecimentos comerciais.

Depois foi a vez da vereadora Aninha de Paulo também se manifestar diante do projeto que segundo ela também não é viável que neste momento a população seja obrigada a sofrer um reajuste na conta de luz. Segundo a vereadora ao saber da existência do projeto dezenas de pessoas a procurou para que ela não votasse favorável a nova contribuição. 


Na sequência foi à vez da vereadora Nira Belarmino falar em defesa do projeto, o qual julga ser de suma importância para os sitionovenses. Nira chegou a citar que alguns colegas vereadores que não residem no município de Sitio Novo, com certeza são contribuintes da taxa de iluminação em suas respectivas cidades e que devido à contribuição representa da conta de energia são beneficiados com um serviço de melhor qualidade. 

Do Blog Giro RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário